Cada vez mais a faculdade é encarada como um pré-requisito para uma carreira profissional bem sucedida e bem remunerada. Os jovens são, logo desde cedo, encorajados a encarar o percurso universitário como a via incontornável para o sucesso e, frequentemente, enfrentam uma forte pressão por parte dos pais para não se desviarem desse caminho.
No entanto, ainda que, de certa forma, a maior parte dos empregos de grande qualidade exija formação universitária, a realidade é que há ainda algumas opções que pagam bem e não requerem necessariamente uma passagem pela faculdade.
9 empregos que pagam bem e não exigem faculdade em Portugal
Técnico de informática
A carreira de técnico de informática nem sempre exige um curso superior e tende a ter ordenados muito satisfatórios, que frequentemente ultrapassam os 1200 euros. A formação associada a este percurso profissional costuma estar integrada em cursos profissionais e não em cursos superiores. Alguns desses cursos dão equivalência ao 9º ano, outros ao 12º ano, outros apresentam-se em formato de formação pós-secundária, como é o caso dos CET. São excelentes opções para quem gosta de lidar com informática mas não tem necessariamente interesse em passar anos numa faculdade.
Eletricista
Carreiras que exigem algum tipo de esforço físico estão a perder popularidade junto das novas gerações. Cada vez há menos pessoas a optar pela carreira de eletricista, e cada vez há mais falta de bons profissionais na área. A grande procura e a pouca oferta contribui para que os ordenados de um eletricista possam ser avultados, principalmente se trabalhar por conta própria. Não é, de todo, raro para um eletricista levar mais de 1500 euros por mês para casa, e para tal não precisa de algum dia ter colocado os pés na faculdade.
Assistente de bordo
Esta é uma profissão de sonho para quem adora viajar e não tem grande escolaridade. Um assistente de bordo tende a receber entre 1000 a 1500 euros, podendo, em alguns casos, ultrapassar os 2000. Não é um emprego fácil de conquistar, uma vez que, ainda que não requeira licenciatura, tem diversos outros requisitos bastante exigentes associados, como é o caso de apresentação muito acima da média e fluência em diversos idiomas.
Agente funerário
Este é bem capaz de ser um dos empregos menos prováveis de passar pela cabeça de alguém que se encontra agora a decidir o que fazer do seu futuro. O que é compreensível já que, lidar com mortos, não tem assim muito de apelativo, e pode, também revelar-se um trabalho muito pesado e traumatizante para quem não tiver estômago para este tipo de tarefa. No entanto, os ordenados poderão rondar os 1000 euros, e não requerem curso universitário.
Canalizador
Tal como o emprego de eletricista, não há muita gente que o queira fazer. É um trabalho sujo, pesado e extremamente destrutivo para as articulações. Não podemos dizer que é uma carreira de sonho, mas está acessível a qualquer pessoa com vontade de trabalhar, independentemente da sua formação escolar, e pode conduzir a salários superiores a 1000 euros.
Técnico de elevadores
Os técnicos de elevadores são os profissionais responsáveis pela instalação, manutenção e reparação dos elevadores. É um trabalho que não exige licenciatura, com salários que podem andar entre os 1500 e os 2300 euros. Pode, no entanto, revelar-se um trabalho de grande esforço físico, o que faz com que não haja assim muita gente interessada em exercê-lo.
Programador de linguagens informáticas
Ainda que a maior parte dos programadores sejam licenciados em engenharia informática, a realidade é que esta é uma carreira que não exige licenciatura. Quer dizer, a maior parte das empresas poderá exigir, mas nem todas. Há, de facto, muitos programadores que nunca chegaram a andar na faculdade, e os salários podem, em alguns casos, ultrapassar os 3 mil euros.
Instalador de sistemas solares
Esta é uma carreira cuja saída se prevê que continuará a aumentar no futuro. Um instalador de sistemas solares poderá levar para casa mais de 1500 euros por mês e tudo o que precisará será de um curso técnico na área de energia solar.
Soldador e serralheiro
Estas atividades profissionais sofrem do mesmo problema de todas as restantes que exigem bastante esforço físico e comportam consigo pouco prestígio, que é o de serem muito pouco aliciantes aos olhos dos mais jovens, o que faz com que haja falta de profissionais nestas áreas. Isto contribui para que os ordenados sejam bastante satisfatórios, podendo ultrapassar os 1500 euros sem necessidade de licenciatura.
Estes são apenas alguns dos empregos que pagam bem em Portugal e não exigem faculdade, e se souber de mais algum não hesite em escrever nos comentários abaixo.
Artigo recomendado:
Trackbacks/Pingbacks