Está em situação de desemprego e procura cursos financiados pelo Estado em Portugal? Então está no sítio certo porque neste artigo vamos informar quais os tipos de cursos que existem e onde poderá encontrá-los.

Tipos de cursos financiados pelo Estado para desempregados em Portugal

Estar desempregado nunca é uma boa situação, mas o lado positivo para quem está nessa situação é que tem imenso tempo disponível para planear o futuro, aprender coisas novas e quem sabe mudar de carreira, até porque existem vários empregos em Portugal que pagam bem e não exigem faculdade.

Além disso, à população desempregada também é dada a oportunidade de aumentar as suas qualificações (pessoais, escolares e profissionais) de forma totalmente gratuita. Isso é possível através dos vários tipos de cursos financiados pelo Estado Português e ministrados tanto pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) como pelas diversas entidades formadoras certificadas.

Vejamos então alguns dos tipos de cursos financiados pelo Estado para desempregados em Portugal:

  • Cursos Online

A formação em regime e-learning permite que tanto os desempregados (assim como os empregados) possam frequentar cursos sem terem de sair de casa, precisando para isso apenas de um computador com ligação à Internet.

Este tipo de cursos são totalmente gratuitos e geralmente os formand@s têm direito a receber subsídio de alimentação. Para ver as últimas ofertas de cursos financiados online clique aqui.

Existem ainda alguns tipos de cursos online que atribuem bolsa de formação, e aqui no site falamos acerca deste tipo de cursos na secção “cursos co-financiados online“.

  • Cursos Presenciais

Em regime presencial existem também diversas modalidades de formação financiada para desempregados incluindo: UFCD´s (Unidades de Formação de Curta Duração), EFA (Educação e Formação de Adultos), Vida Ativa, CET (Especialização Tecnológica), entre outras.

Já demos a conhecer aqui no site inúmeras entidades formadoras que oferecem este tipo de cursos presenciais para desempregados – veja aqui.

Para terminar apenas deverá ter em atenção que para poder inscrever-se nos cursos financiados para desempregados em Portugal terá que estar inscrit@ num dos Serviços de Emprego do IEFP, isso porque um dos documentos necessários será o comprovativo do IEFP.



Registe-se gratuitamente para receber Ofertas de Formação exclusivas no seu Email:

Registe-se gratuitamente para receber os novos cursos no seu Email:

Nome
Email
E-mail Marketing por TrafficWave.net

Sucesso!