Quer aumentar a sua habilitação escolar e o seu nível de qualificação e ainda obter um apoio financeiro? Então recomendamos que leia este artigo até ao final para ficar a saber como funciona o Programa Acelerador Qualifica, quem tem direito e qual o valor que é pago.

Programa Acelerador Qualifica PRR – Como funciona e quem tem direito

O Acelerador Qualifica é um programa financiado através do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e que pretende aumentar as qualificações dos adultos (com nível de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) inferior ao nível 5), através da participação e da certificação dos adultos em processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC).

Assim sendo, são elegíveis adultos sem o ensino secundário, os quais irão ter direito a um apoio financeiro caso concluam um nível de qualificação elegível através de um processo RVCC.

Esse apoio é atribuído aos adultos elegíveis que concluam um processo de RVCC nos Centros Qualifica localizados no continente e na Região Autónoma da Madeira, e visa certificar 100.000 adultos em processos de RVCC, até ao final de 2025.

Acelerador Qualifica – Qual o valor do apoio financeiro?

O apoio financeiro a atribuir no âmbito deste programa tem um valor fixo equivalente a 1,25 vezes o Indexante dos Apoios Sociais (IAS), e será pago por transferência bancária.

O Indexante dos Apoios Sociais é atualizado todos os anos, sendo que em 2023 o valor do IAS é de 480,43 euros. Assim sendo, o valor do apoio financeiro do Acelerador Qualifica neste momento é de 600,54 euros (1.25 x 480,43).

Programa Acelerador Qualifica – Candidaturas

Na execução do Acelerador Qualifica, assumem um papel central os Centros Qualifica – que são centros especializados em qualificação de adultos, criados e autorizados a funcionar por despacho do Presidente do Conselho Diretivo da ANQEP.

Na página do Portal QUALIFICA aqui, poderá obter informações sobre a rede de Centros Qualifica.

Agrupamentos de escolas, associações empresarias, associações de desenvolvimento, centros de formação e algumas entidades formadoras dispõem de Centros Qualifica. Por isso, se quer candidatar-se ao Programa Acelerador Qualifica para aumentar as suas qualificações e receber o respetivo apoio financeiro, deverá recorrer a um Centro Qualifica.

Para saber quais os Centros Qualifica que existem na sua área de residência poderá informar-se no Agrupamento de Escolas do seu concelho, na Câmara Municipal ou no Serviço de Emprego IEFP mais próximo. Estamos certos que num desses locais irá obter encaminhamento para o Centro Qualifica mais próximo para poder ingressar num processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) e receber o respetivo apoio financeiro, após conclusão do mesmo.

Para finalizar, e caso tenha interesse em obter o PDF com a ORIENTAÇÃO TÉCNICA sobre o Acelerador Qualifica clique aqui.