A oferta de cursos online tem vindo a tornar-se extremamente vasta e diversificada no decorrer dos últimos anos. Tanto no que toca a cursos pagos como gratuitos, estes revelam-se cada vez mais acessíveis e aliciantes, fazendo-se acompanhar de promessas de um futuro profissional mais risonho.

No entanto, ainda que muito tentadores pareçam, será que valem mesmo a pena? Será que os cursos online são verdadeiramente dignos do seu tempo e/ou dinheiro? Para responder a essa pergunta, é importante analisar cuidadosamente um determinado número de fatores, pois a conclusão final poderá depender significativamente de caso para caso, não sendo por isso dar uma resposta universal.

Fazer cursos online vale a pena?

As suas expectativas profissionais
Este é um dos fatores mais importantes a levar em conta no momento de determinar se um curso online valerá ou não a pena. Se o seu objetivo com um curso desta natureza é obter uma certificação que lhe permita ter acesso a oportunidades de emprego mais vantajosas, então o mais provável é acabar saindo desiludido, uma vez que o mercado de trabalho ainda não deposita muito valor neste tipo de formação.
Algumas empresas poderão valorizar um candidato que revele determinação na busca por conhecimento e competências adicionais. Nesse caso, tirar cursos online poderá revelar-se uma mais valia para si. No entanto, é vital não depositar muita esperança na possibilidade de um curso online vir a fazer grande diferença a nível profissional.
 

Os custos

Muitos cursos online, não só são pagos, como são extremamente caros. Enquanto um curso gratuito pode revelar-se como um passatempo inofensivo, um curso pago já pode vir a ter um efeito contraproducente caso não equacione bem todas as variáveis antes de investir financeiramente no mesmo.
Se vai pagar por um curso, é importante que lhe seja apresentado algum tipo de indicador fiável de que existe uma boa probabilidade de vir a obter retorno ao seu investimento. Caso contrário, poderá apenas estar a atirar dinheiro pela janela.
Desenvolvimento pessoal

Qualquer plataforma de aprendizagem pode constituir um bom mecanismo de desenvolvimento pessoal. Seguindo uma linha de raciocínio lógica e objetiva, é fácil concluir-se que um curso online poderá conduzir à aquisição de novas competências. E essas competências, por sua vez, poderão facilitar-lhe o acesso a uma carreira profissional mais gratificante. Portanto, ainda que os certificados que possa obter de um curso online não costumem ser muito valorizados, o conhecimento que retirar dos mesmos poderá vir a ser-lhe útil no campo profissional.
Fazer cursos online – Vale ou não a pena?
Se o curso não representar um grande sacrifício financeiro e proporcionar-lhe o desenvolvimento de competências que tenham verdadeiramente algum tipo de expressividade no universo profissional, por existir uma grande procura pelas mesmas, então um curso online poderá valer a pena.
Se através do curso tiver como objetivo ter acesso a conhecimento que possa ser de grande utilidade no seu trabalho atual, então nesse caso também valerá a pena.
Por outro lado, podemos dizer que talvez já não valha a pena se o mesmo exigir um grande investimento financeiro, que seja motivado pela ambição de acesso a uma carreira profissional melhor remunerada.
Nesse contexto, é mais provável que a certificação adquirida num curso online não venha a fazer muita diferença no seu CV.

Onde encontrar cursos online

Cursos Online Gratuitos / Remunerados

  • Para ver as principais ofertas de cursos online gratuitos em Portugal visite o site “Cursos Financiados” Clicando Aqui.
Cursos Online Pagos
Para encontrar cursos pagos para fazer ao seu ritmo a partir de casa eu recomendo 2 sites: